quinta-feira, 25 de julho de 2013

Black and Blue Tour

Título do Vídeo: Black and Blue.
Artista/Banda: Black Sabbath/Blues Öyster Cult
Gravação: Nassau Coliseum, Nova York (EUA).
Lançamento: setembro de 1980.
Duração: 90:00 aproximadamente.
Gravadora(s): Polygram.
Produção: Sandy Pearlman e Steve Schenck.




Em 1980 dois pioneiros do Heavy Rock estavam em fase muito distintas de suas carreiras, o Black Sabbath – para muitos os patronos do Heavy Metal – passavam por uma fase de incertezas com a troca de vocalistas, saía Ozzy Osbourne e entrava Ronnie James Dio, estavam seguindo quase que aos trancos e barrancos com a tornê do seu novo álbum Heaven and Hell que só ficava em posições medianas nos principais catálogos, e o pior simplesmente não conseguiam lotar as casas de shows por onde passavam chegando até a cancelar algumas apresentações devido a pouca vendagem de ingressos. Enquanto isso seus rivais americanos do Blue Öyster Cult – que no inicio de carreira chegaram a ser considerados uma imitação barata do Sabbath – seguiam produzindo bons álbuns desde sua estreia homônima em 1972 até seu atual LP Cultösaurus Erectus, isso sem nem ao menos terem trocado uma vez de formação o que manteve sua reputação intacta sem sofrer a mesma baixa de popularidade que o Sabbath sofria com a saída de Ozzy. Ambos os grupos eram empresariados por Sandy Pearlman, que numa tentativa de melhorar a reputação do Sabbath nos EUA firmou um contrato entre as bandas para que elas excursionassem em conjunto, aproveitando-se da imensa popularidade do BÖC em sua terra natal para conseguir boas vendagens. Desde o seu inicio a Black & Blue Tour se mostrou problemática a começar com a divisão do dinheiro, passando pelas diversas regalias solicitadas por ambas as bandas e a divergência sobre quem seria o headlinner, para evitar maiores problemas Pearlman decidiu contratar diversas bandas para abrirem os shows, com o Sabbath e o BÖC revezando noite a noite quem entraria primeiro e quem fecharia o show.
Com o andamento da excursão a coisa só foi ficando pior, o pessoal do BÖC se irritava com a má-vontade de Tony Iommi e Cia. para com eles e com as constantes sabotagens dos roadies do Sabbath com o seu equipamento durante os shows, enquanto isso Iommi e Geezer reclamavam dos privilégios que o Cult teve durante toda tour – eles acabavam sempre sendo favorecidos pelo empresário por terem sido revelados por ele ainda no inicio dos anos 70 – e lhes incomodava o fato de terem de se subjulgar a alguma outra banda, além disso, ainda ocorriam muitos problemas internos no Sabbath que inclusive culminaram na expulsão do baterista Bill Ward em meio a tour – devido a seus problemas com o abuso de álcool e ao sua depressão após a morte de seus pais – e na chegada de Vinny Appice. O Black Sabbath ainda parecia carregar uma espécie de maldição durante a turnê com todo o tipo de má sorte acontecendo com eles, desde incêndios e o mal tempo até gigantescas confusões durante seus shows envolvendo o público, a polícia e a própria banda.
Uma das apresentações da Black & Blue Tour foi registrada em vídeo no Nassau Coliseum em Nova York, sendo lançada em VHS, mas nunca tendo sido oficialmente remasterizada em DVD.
No final das contas a tour foi pior para o Black Sabbath que sofreu durante toda a temporada nos EUA, já o pessoal do BÖC não tem boas lembranças mesmo é do mau-humor do pessoal do Sabbath e da indiferença de que eram vitimas, afinal estavam em mais um ótimo ano.

Faixas do Video

01- “The Marshall Plan” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
02- “War Pigs” – apresentado pelo Black Sabbath
03- “Neon Knights” – apresentado pelo Black Sabbath
04- “N.I.B.” – apresentado pelo Black Sabbath
05- “Doctor Music” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
06- “Cities on Flame with Rock and Roll” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
07- “Divine Wind” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
08- “Iron Man” – apresentado pelo Black Sabbath
09- “Paranoid” – apresentado pelo Black Sabbath
10- “Godzilla” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
11- “Roadhouse Blues” – apresentado pelo Blue Öyster Cult
12- “Heaven and Hell” – apresentado pelo Black Sabbath
13- “Born to Be Wild – apresentado pelo Blue Öyster Cult
14- “Die Young” – apresentado pelo Black Sabbath

Membros das bandas:


Black Sabbath
Ronnie James Dio (vocal)
Tony Iommi (guitarra)
Geoff Nichols (teclados)
Geezer Butler (contra-baixo)
Vinny Appice (bateria)

Blue Öyster Cult
Eric Bloom (guitarra-base e vocal)
Buck Dharma (guitarra-solo e vocal de apoio)
Allen Lainer (teclados)
Joe Bouchard (contra-baixo e vocal de apoio)
Albert Bouchard (bateria, percussão e vocal de apoio)


download (via Torrent) - Black and Blue (vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário