sábado, 1 de junho de 2013

Esse tal de Rock and Roll... (Pt.1)

Breve resumo sobre o Rock da década de 50


Tudo começou lá nos anos 50, com o principio da interação racial a músicos de brancos e negros começava Blues, Country e R&B nascia o dançante Rockabilly, que pode ser considerado o primeiro subgênero do Rock & Roll. Muito tocado nas festas dos jovens da época, sendo sua primeira canção de sucesso nas paradas “Rock Around the Clock” de Bill Haley & His Comets de 1954.
Mas só virou febre mesmo com o lançamento do single “That’s All Right” seguido do álbum de estreia do boa-pinta Elvis Presley dois anos depois, o cara além de uma grande voz ainda deixava as garotas loucas com o seu charme e seu rebolado “obsceno” o que lhe rendeu o apelido de “Elvis the Pelvis”.
No embalo do sucesso do rei muita gente ganhou visibilidade no meio artístico, entre eles Little Richard da escola do Soul e do Gospel, Chuck Berry das bandas de boteco que tocavam R&B, Johnny Cash e Carl Perkins com suas influencias da Country Music e Jerry Lee Lewis com seu poderoso piano Boogie-Woogie incendiário.
Outros músicos de destaque do gênero são a dupla de amigos Eddie Cochran e Gene Vincent, Fats Domino, Buddy Holly & the Crickets, o mexicano Ritchie Valens e muitos outros.
Foi nessa época também que a música começou a fazer moda, culpa dos filmes de Elvis e James Dean que influenciaram a juventude de toda uma década, o jeitão rebelde do ator dos clássicos East of Eden (1955) e Rebel Without a Cause (1955), começou a sair das telas e tomar as ruas. Outro fato curioso é que boa parte dessa frutífera geração de músicos morreria tragicamente em uma serie de acidentes, Eddie Cochran num acidente de taxi durante uma torne em Londres (Gene Vincent estava presente no mesmo taxi, mas por sorte sobreviveu), Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Booper num acidente aéreo no dia que ficou conhecido como “O dia em que a música morreu” e o próprio James Dean vitima de sua própria rebeldia durante uma corrida de carros.


A década de 50 em músicas:

Bill Halley & His Comets – “Rock Around the Clock” – single (1954)
Elvis Presley – “That’s All Right” – single (1954)
Carl Perkins – “Blue Suede Shoes” – álbum: Dance Album of… Carl Perkins (1956)
Gene Vincent & His Blue Caps – “Be-Bop-A-Lula” – single (1956)
Little Richard – “Long Tall Sally” – álbum: Here’s Little Richard (1957)
Jerry Lee Lewis – “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On” – single (1957)
Johnny Cash – “Folsom Prison Blues” – álbum: His Hot and Blue Guitar (1957)
Buddy Holly & the Crickets – “Peggy Sue” – álbum: Buddy Holly (1958)
Eddie Cochran – “Summertime Blues” – single (1958)
Chuck Berry – “Johnny B. Goode” – álbum: Chuck Berry Is on Top (1959)


download - Esse tal de Rock & Roll - Anos '50
senha - acidexp


2 comentários:

  1. Muito bom! não tem como aumentar a letra? ou mudar a fonte (melhor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, bom já havia recebido a mesma sugestão antes. Dei uma mudadinha agora, espero que fique a visualização fique melhor para todos os usuários.
      Agradeço a sugestão, abraços e Rock On!

      Excluir