segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Técnica do Slide Guitar

Resumo Histórico

O ‘slide’ se refere a uma técnica de se tocar diversos instrumentos de cordas, sendo mais frequentemente usado por guitarristas.
Historicamente existe uma incógnita a respeito da origem do ‘slide’, alguns dizem ter sido criado pelo povo nativo do Havai sendo posteriormente levado para a América, outros dizem ter sido desenvolvido pelos afro-americanos que trabalhavam nas plantações de algodão do sul dos EUA e tocavam uma espécie de Blues primitivo, por vezes chamado de Country Blues ou Folk Blues.

Afim de tirar novos timbres de seus instrumentos os escravos deslizavam objetos cilíndricos em suas cordas gerando uma mudança de tom.
O primeiro registro de um ‘slide’ foi feito pelo musico Sylvester Weaver nas canções “Blues Guitar” e “Rag Guitar” em 1923. Posteriormente a técnica foi aderida por vários bluesman’s da época, como Blind Willie McTell, Son House e o lendário Robert Johnson.
Johnson inclusive foi o tutor do guitarrista Elmore James, reconhecido como o “Rei do Slide” graças a sua apurada técnica, que foi devidamente registrada em singles lançados entre 1951 e 1963 (data de sua morte). O sucesso de seus singles levaram o ‘slide’ a um grande reconhecimento em território americano, sendo aderido pela Country Music.
Outro influente bluesman se chama McKinley Morganfield, mais conhecido como Muddy Waters, foi pai do gênero conhecido como Chicago Blues (ou Blues-Elétrico) e serviu de inspiração para a expansão em massa do ‘slide’ na Grã-Bretanha e em outras partes do mundo. A partir dos anos 60 ele começou a ser utilizado nos muitos gêneros do Rock, assim como na World Music e na música Pop.
Hoje o ‘slide’ é feito usando comumente um cilindro metálico liso devidamente encaixado em algum dedo da mão e sendo deslizado em forma de pestana sobre as cordas do instrumento.


10 Grandes slider's do Rock


10º Manny Charlton (Nazareth) – Talvez o espanhol Manuel Charlton não seja tão reconhecido como um grande ‘slide guitar’ por ter tocado tanto tempo ao lado de uma banda tão visceral quanto o Nazareth, mas quem conhece o seu trabalho nos primeiros discos da banda sabe que ele merece respeito.
Slide histórico: em “Vigilante Man” do álbum Razamanaz (1973).





Brian Jones (The Rolling Stones) – O jovem Jones ficou conhecido por ser um multi-instrumentista talentoso e gênio autodidata, foi ele quem introduziu o ‘slide’ no Reino Unido ainda em seus primeiros passos com os Rolling Stones na gravação de uma canção escrita pelos rivais Beatles.
Slide histórico: em “No Expectations” do álbum Beggars Banquet (1968).




Joe Walsh (The James Gang; The Eagles; Joe Walsh & the Barnstorm) – Foi membro do James Gang no auge do sucesso do grupo e também teve uma passagem brilhante pelo Eagles e em sua carreira solo contou com o Barnstorm como banda de apoio; ganhou notoriedade na imprensa por suas loucuras na estrada e o abulso excessivo de álcool.
Slide histórico: em “Rocky Mountain Way” do álbum The Smoker You Drink, the Player You Get (1973).



Jeremy Spencer (Fleetwood Mac; Jeremy Spencer & the Children) – Um dos grandes interpretes brancos do Blues, fez parte do Fleetwood Mac em seus anos dourados, quando líderava o grupo ao lado de Peter Green, Mick Fleetwood e John McVie. Com a chegada de Danny Kirwan foi perdendo espaço e acabou debandando em 1971, fundou uma banda-religiosa chamado Jeremy Spencer and the Children com quem segue na estrada até hoje.
Slide histórico: em “Dusty My Broom” do álbum Mr. Wonderful (1968).


Johnny Winter (solo; Edgar Winter’s White Trash) – O guitarrista albino de aparência frágil e incontestável habilidade como guitarrista, possui uma técnica apurada de ‘slide’, especialmente desenvolvida ao lado do seu ídolo Muddy Waters enquanto trabalhava como produtor e músico de apoio para o respeitado bluesman.
Slide histórico: em “Tribute to Muddy” do álbum The Progressive Blues Experiment (1968).




Mick Taylor (John Mayall’s Bluesbreakers; The Rolling Stones; The Jack Bruce Band) – Começou sua carreira no Bluesbreakers, a escola britânica de Blues de John Mayall. Foi escolhido como sucessor de Brian Jones nos Stones e deu uma nova roupagem ao som do grupo, ainda trabalhou com gente como Jack Bruce (ex-Cream) e o Little Feat.
Slide histórico: em "A Apolitical Blues" do álbum Waiting for Columbus (1978).




Alan Wilson (Canned Heat) – Apelidado de “Blind Owl” – devido a sua visão debilitada – foi ao lado do vocalista Bob “The Bear” Hite fundador e líder do grupo de Blues-Rock americano Canned Heat, grande colecionador e estudioso de clássicos do Blues aprendeu tudo que sabia em termos de ‘slide’ ainda na adolescência ouvindo seus primeiros discos.
Slide histórico: em “London Blues” do álbum Future Blues (1970).



Gary Rossington (Lynyrd Skynyrd) – Sobreviveu a anos de abuso de álcool e drogas e até a um acidente aéreo que tiraria a vida de 1/3 da sua banda; fez parte de um dos melhores trios de guitarrista dos anos 70, ao lado dos ótimos Allen Collins e Ed King, ganhou reconhecimento por sua técnica precisa e seus longos solos, além de um feeling natural na execução do ‘slide’.
Slide histórico: em “Freebird” do álbum (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) (1973).



Ry Cooder (diversos grupos) – Um dos mais requisitados músicos de estúdio de todos os tempos, só trabalhou para os grandes da música (entre eles Dylan, Neil YoungEric Clapton e os Stones); sendo presença marcante em boa parte dos clássicos dos anos 60 e 70. Fez parte do supergrupo Rising Sons ao lado do guitarrista Taj Mahal e da Magic Band do freak malucão Don van Vliet (o Captain Beefheart).
Slide histórico: em “The Dark End of the Street” do álbum Boomer's Story (1972).


Duane Allman (The Allman Brothers Band; Derek & the Dominos) – Duane é mais um de muitoscasos de “carreiras meteóricas” do Rock, trabalhou como músico de estúdio durante algum tempo antes de fundar o Allman Brothers Band com o seu irmão mais novo Gregg e dar o pontapé inicial ao Southern Rock – um gênero puramente sulista que mesclava Rock e Country com levadas de Blues e incursões de Jazz – ficou conhecido por suas longas improvisações ao vivo e ganhou o apelido de “Skydog” por conta de suas caretas no palco. Em 1970 foi convidado pelo seu ídolo Eric Clapton a integrar o supergrupo Derek and the Dominos, contribuindo de forma brilhante para a gravação do disco Layla and Other Assorted Love Songs e sendo incontestavelmente parte fundamental do seu sucesso de publico e critica. Infelizmente Duane sofreria um acidente fatal de motocicleta em 29 de outubro de 1971, encerrando assim sua breve e genial carreira.
Slide histórico: em "Layla" do álbum Layla and Other Assorted Love Songs (1970).

Outros excelentes guitarristas de slide: Alexis Korner, Billy Gibbons, Bonnie Raitt, David Gilmour, Derek Trucks, Dickey Betts, Don Felder, Ed King, Eric Clapton, George Harrison, George Thorogood, James Burton, Jeff Baxter, Jeff Beck, Jimmy McCulloch, Jimmy Page, Lindsey Buckingham, Lowell George, Mick Moody, Paul Barrere, Rickey Medlocke, Rich Robinson, Ronnie Montrose, Ronnie Wood, Steve Gaines, Stevie Ray Vaughan, Syd Barrett, Ted Turner, Warren Haynes.

download - Grandes slides do Rock
senha - acidexp

3 comentários:

  1. Johnny Winter baixinho ?! O albino deve ter uns 2m de altura... E ele deveria ser o #1 da lista !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, você tem razão cara!
      Na verdade eu ainda não tinha visto muitas imagens do Winter, só ouvido os álbuns! Agora, olhando melhor, o cara tem uns 2m só de pernas! kkkkk
      Vlw pelo toque e continue acompanhando o Acid Experience!

      Excluir
  2. Concordo, o Johnny Winter deveria ser o primeiro da lista.
    Go Johnny Go

    ResponderExcluir